Dia Internacional da Tireoide

Você sabe qual a importância da glândula tireoide?

A glândula tireoide fica localizada na região do pescoço e possui o formato semelhante ao de uma borboleta. A mesma é responsável pela produção de dois hormônios, sendo eles a tri-iodotironina (T3) e a tiroxina (T4).

Estes hormônios são essenciais para o organismo humano em todas as etapas de seu desenvolvimento, desde a formação dos órgãos fetais até o envelhecimento. Eles possuem importante atuação na frequência cardíaca, sono, raciocínio, memória, temperatura corporal, funcionamento intestinal e do metabolismo.

Alterações no funcionamento da tireoide são comuns, principalmente em mulheres e pessoas mais idosas, mas podem ocorrer em qualquer idade. Sendo na maior parte casos benignos, mas que podem afetar o funcionamento de todo o organismo e, consequentemente a qualidade de vida do indivíduo.

Duas alterações muito comuns estão relacionadas a quantidade de hormônios produzidos, os quadros de hipertireoidismo e hipotireoidismo. Quando a glândula tireoide produz hormônios em excesso ocasiona o hipertireoidismo, que possui como alguns dos sintomas: aumento da frequência cardíaca, alterações do sono e humor. E quando em menor quantidade, o hipotireoidismo que pode se manifestar através de sintomas, como: inchaço corporal, cansaço e desânimo.

É fundamental realizar consultas médicas e exames para o adequado monitoramento da função da tireóide, identificação de alterações e aplicação de um tratamento precoce quando necessário.

E aí? Você sabe como anda o funcionamento da sua tireoide?

Você saudável é a nossa meta!