Com as novas variantes do Covid-19, utilizar duas máscaras garante maior proteção?

Segundo um estudo publicado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, identificou-se que o uso de duas máscaras de boa qualidade e bem ajustadas ao rosto, tem capacidade de filtragem de pouco mais de 90% de partículas de saliva oferecendo maior proteção contra o coronavírus.

Uma sugestão indicada pelos cientistas é ajustar a máscara ao rosto com o entrelaçamento dos elásticos laterais para melhor posicionamento, evitando espaços e aberturas.

Os especialistas sugerem ainda o uso de uma máscara cirúrgica descartável por baixo e a de pano por cima, ou a combinação com outros tipos de máscaras, sendo ambas de boa qualidade, garantem maior proteção ao usuário, reduzindo a disseminação do vírus a sua volta.

Crianças e pessoas com barba devem buscar modelos personalizados para a cobertura e posicionamento adequado, somente assim terão garantia de segurança e proteção.

Um estudo recente demonstrou que as máscaras de tecido mais eficazes são aquelas com três camadas de tecido, logo a utilização de uma máscara cirúrgica descartável por baixo de uma de pano com tecido duplo, auxiliariam significativamente em sua proteção.

Apesar da alta capacidade de filtragem com o uso de duas máscaras este não substitui as máscaras de uso profissional, como a N95 ou a PFF2, que possuem filtragem em torno de 94%. Por isso caso seja um EPI oferecido pela empresa, utilize diariamente, isso garante a sua segurança e de todos a seu redor.

Respeite as medidas de segurança. Respeite a vida!

Você saudável é a nossa meta!