Você sabe os riscos da automedicação e uso incorreto de medicamentos?

O uso de medicamentos é um tema importante a ser discutido, uma vez que foi identificado que grande parte da população ingere mais medicamentos do que o necessário, faz uso prolongado de medicamentos sem prescrição ou avaliação médica, utiliza dosagens diferentes daquelas indicadas para sua condição ou não ainda adere à prescrição.

A automedicação ou a não adesão a um tratamento medicamentoso, podem levar a consequências sérias relacionadas à sua saúde, uma vez que um medicamento quando ingerido possui uma ação central, mas atinge todo nosso organismo. Além disso, o uso de mais de um medicamento pode causar interações e efeitos indesejáveis. Por isso, é fundamental que haja a avaliação de um profissional de saúde capacitado.

Há um grande número de internações, cirurgias e óbitos em decorrência do uso discriminado de medicamentos.

Para que o uso seja feito de forma mais segura possível é indicado que você os utilize somente quando realmente necessitar, seguindo os seguintes critérios:

  • A indicação clínica de um profissional especializado;
  • Respeite a dosagem prescrita;
  • Atente-se a via prescrita, seja oral, tópica ou quaisquer outra;
  • Consuma nos horários determinados na prescrição;
  • Confira o prazo de validade do medicamento e da prescrição.

Caso você tenha observado algum tipo de alteração em sua saúde física ou emocional, procure por uma avaliação médica para o correto diagnóstico e uma indicação mais específica e efetiva de tratamento.

Diga não à automedicação.

Você saudável é a nossa meta!