Os Benefícios da Atividade Física no seu dia a dia

No Dia Mundial da Atividade Física, 6 de abril, hoje vamos falar sobre como a falta da realização de atividade física já é considerada um problema de saúde pública global.

Observou-se um aumento considerável do número de pessoas sedentárias, e as consequências desta postura já vêm sendo observadas. O Sedentarismo é responsável pelo aumento de diversas doenças, que com medidas preventivas, podem melhorar a qualidade de vida.

Segundo a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é que cada indivíduo, para que se mantenha saudável, pratique atividade física de intensidade moderada, por pelo menos 150 minutos, distribuídos em cinco vezes na semana.

Contudo, iniciar a prática com apenas 10 minutos diários já é capaz de trazer beneficios à sua saúde, como a redução de riscos cardiovasculares, diabetes e controle de peso. É de grande importância também, realizar atividade física em casa, como já falamos aqui sobre a Importância da Ginástica Laboral no Home Office.

Dentre os benefícios da atividade física, estão:

  • O fortalecimento da imunidade, contribuindo para redução de infecções virais, incluindo o coronavírus;
  • Melhora da circulação sanguínea, reduzindo as chances de doenças como hipertensão;
  • Reduz o risco do desenvolvimento de doenças cardíacas e diabetes;
  • Mantém os ossos, tendões e músculos mais fortes e resistentes;
  • Promove o bem-estar físico e mental;
  • Melhora a disposição e rendimento no dia a dia, além de contribuir para o envelhecimento saudável.

Para conseguir encaixar a prática na rotina, marque uma reunião diária com você, inclua na sua agenda de afazeres, dessa forma você conseguirá tornar a prática de atividades físicas um hábito!

Movimente-se! Sua saúde agradece.

 

Você saudável é a nossa meta!

 

Redigido por: Enf. Leticia O. Bosso – Coren/SP:496588