Atualmente, o uso de narguilés  é muito frequente pelos jovenscomo uma forma de socialização e diversão. Contudo, a maioria dos usuários não sabem os riscos e potenciais efeitos prejudiciais, o que é bastante preocupante. 

O uso do narguilé é menos prejudicial à saúde? 

Por possuir alguns mecanismos de filtro, há a ilusão de que o narguilé possa ser menos nocivo à saúde do que o cigarro. Porém, estudos científicos já apontam que não. Para se ter uma ideia, uma sessão de narguilé, com duração média de 20 a 80 minutos, pode corresponder à exposição de componentes tóxicos equivalentes a fumaça de cerca de 100 cigarros. 

O uso do narguilé expõe o usuário a doses suficientes de nicotina, que podem contribuir para a iniciação do indivíduo ao tabagismo e até mesmo piora da dependência no caso daqueles que já fumam. Além disso, há grande exposição a metais pesados, que são altamente tóxicos e de difícil eliminação do organismo. 

Quais as possíveis consequências do uso do narguilé? 

Possibilidade de aumento do risco de desenvolvimento de doenças, como:  

  • câncer de pulmão, boca, bexiga e leucemia. Além de doenças de ordem respiratórias (bronquite, enfisema e obstrução de vias aéreas), coronarianas e periodontais (gengivas). 
  • Aumento significativo do risco de desenvolvimento de doenças infectocontagiosas, em decorrência do hábito de compartilhar o bucal entre os usuários, que pode resultar na transmissão de doenças como herpes, hepatite C e até mesmo a tuberculose. 
  • Risco de intoxicação por monóxido de carbono e alterações neurológicas. Este risco de intoxicação é maior em usuários de narguilé, do que de cigarros comuns, quando comparados. 
  • Ocorrência de problemas de fôlego, mau hálito, amarelamento da pele e dentes, além de envelhecimento precoce até mesmo em adolescentes e jovens. 

Em tempos de pandemia e contaminação pelo vírus COVID/19 este comportamento contribui para a disseminação do vírus e o pior, fragiliza o sistema imunológico e pulmonar, podendo gerar complicações graves, caso o indivíduo desenvolva a infecção por coronavírus. 

Por isso, cuide-se e proteja quem você ama! 

 

Referências bibliográficas 

Manual de Orientações Dia Nacional de Combate ao Fumo 2019. Disponível em: https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files/media/document/manual-dia-nacional-combate-fumo-2019.pdf. Acessado em 03 de fevereiro de 2021 às 10:07. 

 



Você saudável é a nossa meta!

 

Conheça o Portal Géia e encontre o plano de saúde ideal para você e sua família!

Clique na imagem e faça sua cotação online! 🙂

Cotação de plano de saúde