Todas as pessoas podem ter um papel importante na transmissão do vírus.

Cientificamente, estima-se que cada pessoa contaminada é capaz de infectar outras três, o que acaba por criar uma curva de crescimento exponencial, que contribui para que o vírus continue se espalhando e a pandemia permaneça sem controle, causando um maior número de adoecimentos e mortes.

É importante lembrarmos que as complicações não ocorrem somente nas pessoas que pertencem a algum grupo de risco, mas todos nós estamos expostos a possibilidade de que se contaminados pelo vírus, ocorra alguma complicação de saúde.

As pessoas não pertencentes aos grupos de maior risco para a doença, neste momento, representam grande risco para a transmissão do vírus, pois alguns destes grupos, como por exemplo, os jovens adultos, tem apresentado comportamentos de risco, não obedecendo as medidas de proteção e segurança, indicadas pelas autoridades de saúde, para o controle da pandemia. Desta forma, podendo entrar em contato com o vírus e transmiti-lo para as pessoas mais próximas.

Se todos os grupos obedecerem ao isolamento social e as medidas de segurança em saúde, teremos mais sucesso na redução do número de contaminações e controle da saúde.

Seja responsável, fique em casa por amor a você e pelo próximo!

Você saudável é a nossa meta!

 

Redigido por: Enf. Leticia O. Bosso – Coren/SP:496588