O que você sabe sobre a hanseníase? Já ouviu falar sobre a doença?

A hanseníase, conhecida popularmente como lepra. É uma doença infecciosa, que possui cura, mas que se não for tratada, pode causar diversas sequelas. O tratamento é disponibilizado de forma gratuita pelo SUS.

O que é hanseníase?

É uma doença infecciosa, causada por uma bactéria, conhecida comumente como lepra. Possui cura e não deixa sequelas quando diagnosticada e tratada precocemente. Após a primeira dose da medicação indicada para o tratamento, o indivíduo deixa de transmitir a doença e pode conviver normalmente com outras pessoas.

Como ocorre sua transmissão? Quais os principais sintomas?

A transmissão acontece por meio da convivência muito próxima e prolongada com indivíduos doentes com a forma transmissora da doença, o contágio se dá através de gotículas de saliva e secreções nasais. O toque na pele do doente, ao contrário do que muitos pensam, não transmite a doença.

A manifestação da doença depende da genética de cada indivíduo. Algumas pessoas podem apresentar manchas mais claras, vermelhas ou mais escuras, pouco visíveis, não delimitadas e com alteração de sensibilidade local, perda de pelos e ausência de transpiração.

Existe alguma forma de prevenção da doença?

A melhor forma de prevenção da doença é a aplicação da vacina BCG* para melhorar a resposta imunológica, além de ser um fator protetor para indivíduos que convivem com pacientes diagnosticados com hanseníase.

A adoção e manutenção de hábitos saudáveis são fundamentais para um melhor prognóstico, como realizar uma alimentação adequada, evitar o consumo excessivo de álcool, praticar atividades físicas regularmente, manter boas condições de higiene e ter acompanhamento de um profissional de saúde para o diagnóstico precoce, no caso do surgimento de algum tipo de sintoma relacionado.

Você saudável é a nossa meta!

 

*Esta vacina está no calendário vacinal do recém-nascido, sendo ministrada em dose única ao nascer.

Redigido por: Enf. Leticia O. Bosso – Coren/SP:496588

Referência Bibliográfica

Hanseníase. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Disponível em: https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/hanseniase/9/. Acessado em 20 de novembro de 2020 às 13:05.