Os rins são fundamentais para o funcionamento de nosso organismo.

Os rins são responsáveis por diversas atividades, tendo principal função filtrar o sangue para eliminar substâncias nocivas do organismo, realizam também a manutenção do equilíbrio de eletrólitos, sendo fundamentais para o controle do PH sanguíneo, hidratação e pressão arterial.

Geralmente alterações renais são muito silenciosas, em que cerca de 10% da população brasileira apresenta algum tipo de doença renal e às vezes nem sabe, além de que este problema pode dobrar o risco de incidência a partir dos 65 anos de idade.

As causas mais comuns de doença renal são: infecções agudas ou crônicas dos rins, descontrole do diabetes e hipertensão arterial.

Podem surgir de alguns sintomas, como por exemplo, dificuldade de urinar, presença de sangue ou espuma na urina, inchaço corporal, urina de coloração muito escura, aumento da pressão arterial e anemia.

Por isso é fundamental que você adote alguns cuidados para garantir a saúde dos rins, tais como:

  •  Procure reduzir a quantidade de sal e açúcar presentes em sua alimentação, principalmente na ingestão de alimentos ultraprocessados, como macarrão instantâneo, fast foods;
  • Realize uma alimentação variada, com maior inclusão de verduras, legumes, grãos integrais, carne, peixe, frango e ovos;
  • Consuma abundantemente água (no mínimo 2 litros por dia) e líquidos naturais como água de coco e suco de frutas;
  • Pratique um exercício físico que você goste, ao menos 3x por semana com intensidade moderada, ou seja, que você fique ofegante enquanto realiza.
  • Procure parar ou não fumar;
  • Faça o acompanhamento de seu peso corporal, através do IMC (índice de massa corporal): Peso x (Altura)², o resultado saudável fica entre 18,5kg/m² a 26kg/m²;
  • Realize o monitoramento de sua pressão arterial, pelo menos 1x ao mês;
  • Evite a automedicação, o uso de medicamentos sem a indicação médica, é extremamente prejudicial à saúde renal.

 

Cuide bem dos seus rins, sua saúde agradece!

Você saudável é a nossa meta!