Tuberculose, o que é e seus efeitos no corpo.

A tuberculose é uma doença considerada grave e contagiosa, transmitida através da inalação de uma bactéria chamada Mycobacterium tuberculosis, por meio da fala, espirros ou tosse de uma pessoa infectada e no período de transmissão da doença.

Esta doença atinge na maioria das vezes os pulmões, mas pode afetar diversos outros órgãos. Apesar de se tratar de uma doença grave, o potencial de cura é praticamente 100% dos casos detectados precocemente, em que a realização do tratamento adequado, de no mínimo seis meses. Este tratamento é disponibilizado gratuitamente pelo SUS.

No caso da tuberculose pulmonar o principal sintoma da doença é a tosse seca ou produtiva por um tempo prolongado, geralmente orienta-se que indivíduos que apresentem tosse por mais de três semanas, busquem por atendimento médico para uma avaliação de seu quadro de saúde.

Além da tosse, pode haver outros sintomas, como febre, excesso de suor no período da noite, perda de peso e cansaço.

Segundo informações da Organização Mundial da Saúde, cerca de dois bilhões de pessoas se encontram infectadas pela bactéria causadora da tuberculose. Destes indivíduos 9 milhões desenvolverão alguma forma da doença.

Cerca de 20% dos indivíduos infectados pela doença não são diagnosticados e são somente descobertos em casos de internação e até mesmo óbito.

Fatores como a má alimentação, a falta de higiene e/ou condições de moradia sem saneamento básico, hábitos sociais danosos como o tabagismo, o alcoolismo, o uso de drogas, além do diagnóstico de AIDS ou outro agente que provoque baixa resistência imunológica, favorecem a proliferação da doença.

Tuberculose é coisa séria. Procure e realize o tratamento, cuide-se.

Você saudável é a nossa meta!