Já que a eficácia da vacina é de 50,38%, significa que somente metade das pessoas que tomarem a vacina terão proteção?

Não. A eficácia de 50,38% quer dizer que seu risco de contrair o vírus e desenvolver a doença reduz pela metade. Além disso, ainda que você seja contaminado pelo vírus a vacina garante que os sintomas da doença sejam mais leves e reduzam o risco do desenvolvimento de complicações, e consequentemente internações e óbitos.

Se a eficácia da vacina é de 50,38%, o que significam os valores de 78% e 100%?

A eficácia geral da vacina significa que este é o resultado calculado com base em todos os casos de coronavírus estudados, isto é, os classificados com muito leves, leves, moderados e graves. Já o valor de 78% corresponde aos casos considerados leves e que necessitaram de atendimento médico para tratamento. Enquanto que o valor de 100% indica que a vacina foi eficiente em todos os casos moderados e graves estudados.

A vacina é considerada segura?

Sim. As chamadas fases 1 e 2 dos testes servem para avaliar de forma inicial a eficiência e segurança de uma vacina e nestas duas fases a CoronaVac foi apontada como segura para o uso da população. Tendo apenas como reações adversas mais comuns, dor no local de aplicação, dores de cabeça, cansaço e dores musculares pelo corpo.

Posso ficar doente mesmo tendo tomado a vacina?

Sim, porém a chance de ser contaminado é reduzida pela metade quando o indivíduo é vacinado. Além disso, caso você adoeça a vacina é capaz de reduzir a proporção dos sintomas, o risco de complicações, necessidades de internações e o número de óbitos, contribuindo não só para sua saúde, mas para toda a comunidade.

Após tomar a vacina ainda preciso continuar usando máscara, álcool gel e mantendo distanciamento social?

Sim. A vacina garante a redução de 50% do risco de adoecimento, e não necessariamente que a população se infecte com o vírus. Além disso, nem toda a população será vacinada ao mesmo tempo, o que ainda representa um alto risco de contaminação, pois o vírus ainda se encontra circulando. As medidas de segurança seguidas até agora não devem ser deixadas de lado depois que você receber a vacina.

Porque devo tomar a vacina?

Ao vacinar o maior número de pessoas possível conseguimos interromper a circulação do vírus, através da chamada imunidade de rebanho. Quando muitas pessoas estão vacinadas o vírus vai diminuindo sua capacidade de se espalhar e obtermos maior proteção coletiva.

Redigido por: Enf. Leticia O. Bosso – Coren/SP: 496588



Você saudável é a nossa meta!

 

Conheça o Portal Géia e encontre o plano de saúde ideal para você e sua família!

Clique na imagem e faça sua cotação online! 🙂

Cotação de plano de saúde