Você sabe qual a relação entre as mutações virais e o coronavírus?

As mutações do vírus Sars-CoV-2 (Coronavírus) causaram muita preocupação entre a comunidade científica e a sociedade como um todo. Suspeita-se que as mutações sofridas pelo coronavirus, sejam ainda mais transmissíveis que o vírus original, mas para a confirmação deste dado é preciso que os cientistas estudem mais detalhadamente as variantes do vírus em circulação.

Mutações ocorrem devido a capacidade de adaptação do vírus. Alguns tipos de mutações acabam por eliminar o vírus de circulação, enquanto outras podem torná-los ainda mais resistentes e também com maior capacidade de transmissão.

Apesar de um provável aumento na habilidade de contaminação, ainda não se sabe se as mutações ocorridas do coronavírus, o tornam mais agressivo para o desenvolvimento de doenças mais graves.

Contudo, é imprescindível a manutenção das medidas restritivas recomendadas pelas autoridades de saúde, como o isolamento social e distanciamento adequado, evitar aglomerações, uso do álcool em gel e máscaras individuais, além da lavagem de mãos e higienização constante de objetos e superfícies.

Outra forma importante para a contenção das mutações virais é a vacinação, por isso caso esteja no grupo atual do calendário, vacine-se. Dessa forma você garante a sua segurança e de todos que você ama!

Previna-se. Continue seguindo as orientações e cuidados contra o Coronavirus!

 Você saudável é a nossa meta!