Novo ano começando, é hora de colocar em dia os exames preventivos e um deles é fundamental na saúde da mulher, que é a mamografia, um exame simples, para avaliação da saúde das mamas, que pode ajudar no diagnóstico precoce do câncer de mama.

Este exame é capaz de detectar a presença de nódulos nos seios, mesmo antes deles serem palpáveis. Seu principal objetivo é o rastreamento do câncer de mama.

Mulheres que realizam mamografia periodicamente, apresentam taxas significativamente menores para decorrência do câncer de mama.

Existe atualmente, a recomendação do Ministério da Saúde, de que as mulheres devem começar a realizar a mamografia entre os 50 e 69 anos de idade, com um intervalo de dois em dois anos de realização. Em casos mais específicos, de mulheres que possuem histórico familiar da doença e risco maior para o seu desenvolvimento, este exame pode ser solicitado mais precocemente e em menor intervalo.

Ao realizar sua mamografia, leve consigo exames anteriores e se possuir outros exames relacionados as mamas também, eles auxiliam na detecção de lesões precoces.

Importante ressaltar, que a mamografia não detecta todos os tipos de cânceres, por isso seu acompanhamento médico deve ser realizado com regularidade para a solicitação dos demais exames de rastreamento.

Mamografia: Não deixe de realizar! Você saudável é a nossa meta!

Redigido por: Enf. Leticia O. Bosso – Coren/SP: 896588

 

Referências Bibliográficas

Mamografia. Disponível em: https://drauziovarella.uol.com.br/ambulatorio/exames/mamografia/. Acessado em 08 de dezembro de 2020 às 09:20.

Mamografia. Hcor. Associação Beneficente Síria. Disponível em: https://www.hcor.com.br/exames-e-consultas/exames-diagnosticos/mamografia/mamografia/. Acessado em 08 de dezembro de 2020 às 09:34.