Quem cuida da mente cuida também do corpo e da vida!

A campanha janeiro branco tem como principal objetivo reforçar a discussão sobre a importância da saúde mental para que ocorra mudanças em favor da compreensão e aceitação de aspectos da boa saúde mental.

Janeiro Branco – O Mês da Campanha da Saúde Mental

Há uma escolha estratégica pelo primeiro mês do ano, pois é um mês que pode gerar ansiedade pelo início de um novo ano, a sensação de necessidade do cumprimento de novas metas e talvez a frustração de não ter conseguido alcançar todos os seus objetivos no ano anterior.

Esta campanha vem trazendo consigo um alerta para que todos comecem novos ciclos com mais leveza, clareza e de maneira saudável física e emocionalmente. Sua saúde emocional não é menos importante do que qualquer outro aspecto de sua vida.

Devemos considerar o crescimento dos números de doenças psicológicas que vem surgindo a cada dia e torna-se causa de muito sofrimento e incapacidade nas vidas destes indivíduos.

Segundo o Ministério da Saúde algumas dicas podem contribuir para a qualidade de vida física e emocional da população. Sendo elas:

  • Reserve um tempo para curtir a vida e a convivência com familiares e amigos;
  • Viva intensamente seus momentos em família, aproveitando os momentos de lazer;
  • Pratique atividades físicas, de acordo com orientação de seu médico e respeitando seus limites;
  • Mantenha uma alimentação saudável;
  • Procure ter boas noites de sono, desconecte dos aparelhos eletrônicos pelo menos 30 minutos antes de deitar-se na cama;
  • Procure ajuda de profissionais, como psicólogos ou psiquiatras, consultá-los não é sinônimo de problema e sim de solução, deixe de lado o preconceito e pratique este cuidado único com sua saúde mental.

 

“Cuidar da mente é cuidar bem da vida! ”

 

Redigido por: Enf. Leticia O. Bosso – Coren/SP:496588

Referências Bibliográficas:

Janeiro branco: Campanha destaca importância da saúde mental. Disponível em: https://www.amafresp.org.br/noticias/janeiro-branco-campanha-destaca-importancia-da-saude-mental/. Acessado em 30 de novembro de 2020 às 09:52.

Observatório da Comunicação Pública. Conheça a campanha janeiro branco. Disponível em: http://www.ufrgs.br/obcomp/campanhas-interesse-publico/1/553/conheca-a-campanha-janeiro-branco/. Acessado em 30 de novembro de 2020 às 09:58.