Com o aparecimento do novo subtipo do Coronavírus, é comum surgirem algumas dúvidas e fake news acerca do tema. Veja alguns mitos e verdades sobre a Covid-19.

Acesse o QR CODE para saber mais.

 

Mitos e verdades sobre o Covid-19

  1. Usar máscaras protege mesmo contra a transmissão da doença?

Verdade. As máscaras protegem nossa boca e nariz (mucosas) contra a entrada de vírus, o que reduz a probabilidade de contaminação. Vale lembrar que, seu uso é recomendado para todos, quando necessário sair de casa, mesmo que você não tenha qualquer sintoma ou esteja doente.

  1. Pessoas que fazem o uso de máscaras podem ser contaminadas pelo vírus?

Verdade. As máscaras oferecem proteção contra o coronavírus, porém não o evita, pois existem outras formas de contaminação pela doença. A principal delas é pelo ar, quando uma pessoa infectada espirra ou tosse, além disso, através do contato das mãos com superfícies que estejam contaminadas, por isso a importância do aumento da frequência da lavagem das mãos e o uso do álcool em gel.

  1. Os sintomas da doença são parecidos com o de um resfriado comum?

Verdade. Na maioria dos casos, de pessoas contaminadas as manifestações, ocorrem com a presença de febre, nariz congestionado, espirros, tosse, dores pelo corpo e dificuldade para respirar. Apesar disso, existem casos mais graves da doença, onde os sintomas podem ser de forte intensidade e evoluir para complicações graves como Síndrome Respiratória Aguda Grave.

  1. Cães e gatos podem transmitir a doença?

Mito. Não há evidências científicas de que os animais domésticos possam transmitir o vírus.

  1. Qualquer álcool gel serve para a prevenção da contaminação pelo Covid-19?

Mito. O álcool em gel deve ser comprado em locais como supermercados e farmácias, que garantem a segurança da composição do produto (álcool etílico 70%). A compra em locais sem controle de rastreabilidade ou a fabricação caseira do álcool em gel, não deve ser realizada, pois ocorrem alterações na composição, afetando a qualidade e eficiência do produto.

 

Referências Bibliográficas

Mitos e verdades sobre o coronavírus. Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia. Disponível em: https://sbpt.org.br/portal/mitos-e-verdades-coronavirus/. Acessado em 30 de setembro de 2020 às 09:18.

Mitos e verdades sobre o coronavírus. Oncoguia. Disponível em: http://www.oncoguia.org.br/conteudo/mitos-e-verdades/13474/1204/. Acessado em 30 de setembro de 2020 às 09:21.