Você sabia que o câncer de pele é o tipo de câncer mais comum?

Vivemos em um país de clima tropical e que nesta época do ano, torna-se mais quente, deixando todos nós mais expostos à luz e aos raios solares. Desta forma, é fundamental redobrar os cuidados com a pele para que você se proteja de possíveis danos causados pelos raios solares.

A pele é o maior órgão de nosso corpo e desempenha um papel muito importante, como o de proteção dos outros órgãos. É ela quem se encontra mais vulnerável a alguns fatores externos, como os raios ultravioletas, emitidos pelo sol.

O câncer de pele já corresponde a cerca de 33% de todos os tipos de câncer em nosso país, sendo registrados, em média, 180 mil novos casos por ano.

E quem de nós não está em contato com o sol?

O que você sabe sobre o câncer de pele?

As pessoas de pele clara, por se queimarem com maior facilidade, apresentam maior risco de desenvolver o câncer de pele e o histórico familiar também contribui para esse aumento.

Os sinais do câncer de pele podem ser bastante parecidos com pintas, inflamações ou lesões na pele e ser bastante silencioso, por isso, a importância de estar atento ao seu corpo e conhecê-lo bem. Este cuidado faz toda a diferença para ajudar a identificar qualquer alteração que possa ser maligna, permitindo o início do tratamento para a doença o mais rápido possível.

Importante lembrar que, ao perceber qualquer alteração em sua pele, procure por um médico dermatologista para uma completa e adequada avaliação.

Como a incidência dos raios solares está cada vez mais forte, é importante evitar a exposição excessiva ao sol e proteger sua pele com protetor solar e outros objetos de barreira, como: chapéus e roupas leves, mas compridas, evitando os efeitos provocados pelos raios solares.

 

Cuide de sua pele com carinho e atenção que ela merece. Você saudável é nossa meta!

 

Redigido por: Enf. Leticia O. Bosso – Coren/SP: 956488

Referências Bibliográficas

Ministério faz alerta sobre os fatores de risco do câncer de pele. Ministério da Saúde. Disponível em: https://www.gov.br/trabalho/pt-br/assuntos/noticias/trabalho/ultimas-noticias/ministerio-faz-alerta-sobre-os-fatores-de-risco-do-cancer-de-pele. Acessado em 30 de setembro de 2020 às 10:09.

Câncer da pele. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Disponível em: https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/cancer-da-pele/64/. Acessado em 30 de setembro de 2020 às 10:19.