Superação pode ser uma das palavras que definem o dia a dia de muitas pessoas no mundo. A superação de barreiras que abordamos aqui, se relaciona a das pessoas que possuem algum tipo de deficiência, seja ela física, visual, auditiva, mental ou de qualquer outro gênero.

As limitações causadas por deficiências podem ser inúmeras e variadas, mas o mais importante é que cada uma dessas pessoas seja apoiada e ajudada no que for necessário, diariamente.

Ser solidário e apoiar a inclusão também é ser cidadão!

Para saber mais sobre o assunto e a importância de apoiar e melhorar a qualidade de vida de uma pessoa com deficiência, clique no QR code e acesse nosso portal!

Vamos juntos combater o preconceito, incentivar e praticar a inclusão!

De acordo com dados da Organização Mundial das Nações Unidas, cerca de 10% da população de todo o mundo possui algum tipo de deficiência.

É uma realidade que estas pessoas sofrem com a diferenciação e o preconceito que é feito pela sociedade em diversos locais e situações, o que dificulta a qualidade de vida e até mesmo, a dignidade de cada uma delas.

Essas pessoas necessitam superar barreiras para continuarem com sua rotina e também com seu lazer, e podem ser consideradas realmente vencedoras. É fundamental que cada um exerça sua cidadania e lute ao lado das pessoas com deficiência para a igualdade de oportunidades, respeito aos diferentes tipos de deficiências.

É dever de cada um de nós, dentro de nossa sociedade, nos esforçarmos para que haja uma evolução no reconhecimento, acolhimento, respeito e combate às desigualdades que as pessoas com deficiência sofrem, pois cada uma delas possui sentimentos iguais aos nossos e muitas delas são capazes de realizar atividades como qualquer outra pessoa que não possua deficiência.

Redigido por: Enf. Leticia O. Bosso – Coren/SP: 956488

 

Referências bibliográficas

21 de setembro – Dia nacional de luta das pessoas com deficiência. Blog da Saúde. Ministério da Saúde. Disponível em: http://www.blog.saude.gov.br/index.php/entenda-o-sus/52928-21-de-setembro-dia-nacional-de-luta-das-pessoas-com-deficiencia. Acessado em 01 de outubro de 2020.