Realizar a detecção precoce é fundamental para um melhor prognóstico e tratamento, por isso, fique atento as recomendações abaixo:

O homem vive 7 anos a menos que as mulheres por falta de cuidados com a saúde.

Para investigar os sinais e sintomas de um câncer de próstata e descobrir se a doença está presente ou não, são realizados exames clínicos simples, como:

  • Exame de PSA:é um exame de sangue que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata – Antígeno Prostático Específico (PSA). Níveis altos dessa proteína podem significar câncer, mas também doenças benignas da próstata.
  • Exame de toque retal:o médico avalia tamanho, forma e textura da próstata. O exame dura apenas 15 segundos.

 Obs.: a indicação para a realização do exame de toque leva em consideração a idade, histórico familiar e resultado do exame de PSA, além de queixas e sintomas apresentados pelo homem.

 Recomenda-se que o início da realização destes exames seja em homens a partir de 45 anos de idade, principalmente para aqueles que possuem um histórico familiar da doença.

Por isso, lembre-se, realizar os exames preventivos anualmente ou conforme orientação médica é fundamental para garantir melhor prognóstico e tratamento do câncer.

Os casos identificados precocemente possuem 90% de chances de cura.