Hoje, iniciamos a campanha Novembro Azul, um mês inteiro destinado aos cuidados com a saúde do homem.

Como a campanha começou?

Em 2003, um grupo de amigos iniciou uma fundação chamada “Movember”, a junção entre november (novembro em inglês) e moustache (bigode em inglês), com o intuito de chamar atenção para os cuidados com a saúde masculina. A campanha deve ir além do câncer de próstata, pois culturalmente, o homem é mais avesso às questões de saúde, então durante todo o mês de novembro, há uma ampliação dos debates acerca de doenças mais frequentes no homem, mas também é o momento de incentivar e reforçar sobre a importância do autocuidado masculino.

Por que falar sobre o câncer de próstata?

O câncer de próstata é um tumor formado por mudanças no tamanho e forma da próstata, que é uma glândula do sistema reprodutor masculino, localizada logo abaixo da bexiga, envolvendo a uretra, o canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis.

Este câncer é responsável por 65.840 mil novos casos no Brasil. A evolução de alguns tumores pode acontecer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. Nos estágios iniciais, é uma doença assintomática, por isso os homens devem realizar seus exames preventivos anualmente, principalmente após os 45 anos.

 

Você saudável é a nossa meta.