Qual a importância do treinamento de força para o desempenho dos corredores?

Muitos corredores focam apenas no treinamento da corrida em si, mas parte essencial da rotina do corredor é o treinamento de força, como musculação, por exemplo, porque o tecido muscular é o responsável por proteger e minimizar impactos as articulações do corpo, que são muito requisitadas durante a corrida.

Com os músculos fortalecidos, o corredor tem melhora significativa em vários aspectos da corrida, tanto na prevenção de lesões, quanto na melhora da performance.

Prevenção de entorses: o treinamento de força, além de fortalecer o tecido muscular, melhora a força e resistência dos tendões. Sendo assim, é uma ótima maneira de prevenir entorses.

Melhora no amortecimento: ao treinar movimentos livres, como agachamento, simulamos movimentos de aterrissagem, sendo assim, ao executar este tipo de exercício, pelo menos 2 vezes na semana, já é o suficiente para educar o corpo a amortecer melhor ao entrar em contato com o solo.

Prevenção de lesões articulares: durante a corrida, muitas articulações são exigidas, como a do tornozelo e joelho, por exemplo. Ao ter essa musculatura fortalecida, a articulação permanece protegida, diminuindo a incidência de lesões, como: tendinite, lesões ao menisco, fraturas por estresse, entre outras.

Se você quer melhorar sua performance na corrida, encaixe o treinamento de força na sua rotina de treinos e aproveite todos os benefícios desta prática!

Você saudável é a nossa meta!