Como o álcool gel ajuda na prevenção e controle do Covid-19?

Os vírus são compostos basicamente por proteínas ou lipídeos (gordura) e a partir destes componentes, há a formação de parede celular que funciona como uma espécie de capa que protege o vírus. Dentre os componentes do álcool gel, temos o etanol, que é uma substância capaz de dissolver essa capa protetora e eliminar o vírus das mãos, ambientes e objetos que possam ter sido contaminados.

O álcool em gel possui ação desinfetante, onde além de ser uma boa opção para a eliminação de vírus e bactérias, permite a manutenção da higiene quando estamos fora de ambientes onde poderíamos realizar a lavagem de nossas mãos.

Posso utilizar o álcool líquido ao invés de álcool gel para a limpeza das mãos?

Não. A maior vantagem da utilização do álcool em gel está em sua ação residual, ou seja, o produto possui maior tempo de ação. Na pele humana, este tipo de álcool é menos agressivo e com taxas significativamente menores de causar toxicidade.

O álcool em forma líquida é indicado diretamente para a limpeza e desinfecção de superfícies e ambientes.

Apesar da efetividade do produto, a lavagem de mãos com água e sabão é sempre preferível, devendo ser realizada sempre que possível e o álcool em gel, em momentos onde não há torneiras e sabão à disposição.

Quais cuidados devo tomar no momento da compra do produto?

O álcool gel, em geral, é industrializado e vendido como um medicamento. No momento da compra do álcool gel, procure verificar se o produto contém em sua embalagem, informações relacionadas à sua composição e dados do fabricante, além disso, prefira adquirir o álcool em supermercados, farmácias ou estabelecimentos similares, que se responsabilizem pela qualidade do produto e o mesmo esteja próprio e seguro para a utilização.

Cuidados para a utilização segura do álcool gel

Mesmo sendo um produto considerado tão seguro, do ponto de vista de eliminação de vírus e bactérias, alguns cuidados precisam ser tomados para que seu uso seja seguro:

– Trata-se de um produto altamente inflamável, que pode causar acidentes graves, como queimaduras severas e incêndios;

– Atenção: As chamas do álcool em gel são invisíveis;

– Não esqueça ou deixe embalagens contendo álcool em gel dentro de seu carro, carregue-o consigo, pois se o automóvel estiver exposto ao sol, poderá ocorrer uma combustão e consequentemente, um incêndio do veículo;

– Busque manter atenção a quantidade de álcool em gel utilizado nas mãos e quais atividades realizará depois, como fumar ou cozinhar;

– Armazene o produto em local seguro, fora do alcance de crianças ou animais;

– Nunca realize a aplicação de álcool gel em mucosas ou outras partes do corpo;

– Siga as orientações de uso que estão expressas na embalagem.

O cuidado está em suas mãos. Higienize-as!

Redigido por: Enf. Leticia O. Bosso – Coren/SP: 496588