Você sabe o que é?

Ginástica laboral são alguns exercícios de alongamento estático, propriocepção e equilíbrio, durante a jornada de trabalho. A duração é rápida para que seja possível adaptar com uma rotina agitada. Sua duração é em média de 5 a 10 minutos.

Sua importância:

A ginástica laboral tem o objetivo de prevenir lesões por esforço repetitivo (LER) e distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (Dort), diminuir e prevenir dores musculares, diminuir o estresse, melhorar a flexibilidade e consciência corporal. Além disso, existem estudos que dizem que este tipo de ginástica ajuda a quebrar a rotina do colaborador e o torna mais produtivo durante o dia.

Com o trabalho em home office, devido a pandemia pelo Covid-19, muitas pessoas ainda não possuem uma ergonomia adequada. Se torna imprescindível buscar meios para tornar o período do trabalho em casa o mais adequado e saudável.

É possível praticar esses exercícios em casa?

Sim! A ginástica laboral não precisa nem de muito tempo e nem de muito espaço. Não tem desculpa para não praticar.

Tire alguns minutos da sua rotina de trabalho em casa, levante da cadeira ou sofá, espreguice, realize o alongue de braços, pescoço, punho e pernas. Procure repetir estes exercícios diariamente, para garantir todos os benefícios desta prática.

Veja abaixo alguns exemplos de alongamentos que podem ser executados em qualquer lugar:

 

 

 

 

 

 

 

 

Durante o dia mantenha a postura correta para evitar dores e lesões.