O dia mundial do meio ambiente foi criado para que todos nós possamos refletir melhor sobre nossas ações e qual o impacto delas sobre o meio em que vivemos atualmente e no futuro.

Você se preocupa em cuidar do meio ambiente e em adotar medidas sustentáveis?

Já observamos a ocorrência de muitas mudanças ambientais causadas pela influência do homem na natureza, inclusive resultando em fenômenos que causam grande destruição. Nós contribuímos diariamente para o desmatamento, poluição, inundações, aquecimento global e a perda de nossa biodiversidade de várias formas, seja consciente ou inconscientemente.

É preciso que toda a população se sinta responsável por cuidar do meio ambiente como cuida de sua casa e afinal, vivemos aqui. Esta também é nossa casa!

Agir agora nos ajudará a reduzir os impactos negativos de toda essa destruição, para nossa e para as demais gerações. É preciso agir de forma individual e coletiva.

Os sérios impactos causados pelo homem na natureza colocam em risco nossa existência, pois em tudo que realizamos diariamente, utilizamos recursos ambientais de forma direta ou indireta.

Como posso ajudar a cuidar e preservar o meio ambiente?

Atitudes simples podem ser tomadas pela população, como por exemplo:

– Contribuir com a educação e conscientização da importância em preservar o meio ambiente;

– Realizar a economia de água e energia elétrica;

– Preservar o solo que utilizamos para plantação, para evitar a contaminação ou o esgotamento do mesmo, através de formas corretas de descartar o lixo e também substâncias;

– Proteger e plantar árvores;

– Não desperdiçar alimentos e água;

– Buscar reduzir a quantidade de papel que utiliza diariamente, isso evita a necessidade de corte de mais árvores e consequentemente, o desmatamento;

– Não comprar e nem vender animais silvestres;

– Ajudar a preservar nossos recursos hídricos e áreas nativas;

– Não manter hábitos consumistas e comprar apenas aquilo que realmente precisa e de preferência, com empresas que apresentem responsabilidade socioambiental e não realizem testes em animais;

– Evitar utilizar o carro constantemente, dando preferência para o uso do transporte público, de bicicletas ou andar a pé até os locais em que precisa ir;

– Reciclar tudo que puder e evitar o descarte inadequado de lixo;

– Envolver-se em projetos de ajuda ambiental, como voluntário, por exemplo;

– Contribuir para a inserção e manutenção de iniciativas de cuidado com o meio ambiente, como a existência de lixeiras diferenciadas em casa, na escola, no trabalho, em parques e outros locais.

 Defender e melhorar o meio ambiente para as atuais e futuras gerações se tornou uma meta fundamental para a humanidade. ”

(Declaração da conferência da ONU sobre o meio ambiente)