Qual a importância da doação de sangue?

É um gesto solidário de doar uma pequena quantidade de seu sangue para outras pessoas, que por algum motivo de saúde necessitem recebê-lo.

Uma transfusão de sangue pode ser necessária em casos de emergências, intervenções médicas e em algumas condições de saúde crônicas graves (por exemplo: doença falciforme), e qualquer um de nós, a qualquer momento, pode precisar de uma.

O sangue cumpre funções, como levar oxigênio a todas as partes de nosso corpo, defender nosso organismo e participar no processo de coagulação. Sem ele, nenhum organismo pode funcionar.

Uma única doação, onde retira-se cerca de 450 ml de sangue, pode salvar até quatro vidas!!

Após a doação, seu corpo já começa a trabalhar na produção de mais sangue, mas não há motivos para haver preocupação com a quantidade doada, pois nosso corpo possui cerca de 5 litros de saúde. O volume de doação não ultrapassa de 10% a 15% da quantidade total de sangue do nosso corpo.

Através deste ato de generosidade, você permite que outras pessoas vivam mais tempo, alcancem melhora de sua qualidade de vida e na reversão de quadros graves.

A doação é simples, rápida e totalmente segura.

 

Quem pode ser um doador?

A doação de sangue pode ser realizada por pessoas que:

  • Possuam entre 16 e 69 anos (se autorizado pelos pais, no caso de menores de 18 anos e para os maiores de 60 anos, que já o tiverem feito até antes dos 60);
  • Pesem mais de 50 kg;
  • Estejam em boas condições de saúde, alimentadas (evitando o consumo de alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedam a doação) e bem descansadas (ter dormido, pelo menos, 6 horas nas últimas 24 horas).

Existem algumas situações que impedem temporariamente a pessoa de realizar a doação, entre elas: pessoas que estejam resfriadas, gestantes, que tenham feito tatuagem ou maquiagem definitiva (nos últimos 12 meses) ou que estejam com herpes.

Já pessoas que tiveram hepatite após os 11 anos de idade, possuam hepatite B ou C, AIDS (vírus HIV), doença de chagas, malária ou façam o uso de drogas ilícitas, possuem impedimentos definitivos para a doação de sangue.

Posso realizar a doação com qual frequência?

A frequência máxima é de quatro doações anuais para os homens e de três doações anuais para as mulheres. Necessitando de um intervalo mínimo de 2 e 3 meses, respectivamente, para realizar uma nova doação.

Doe sangue regularmente. Tem sempre alguém precisando de você!

Doar sangue é doar vida!