A prática de atividades físicas é fundamental para o funcionamento regular de nosso organismo, sem sobrecarga de órgãos e promovendo o envelhecimento saudável.

Já observamos a relação direta entre a prática de atividade física e a melhora da saúde. Contudo, infelizmente, o cenário que observamos é de que a inatividade física é o 4º principal fator de mortes no mundo e cerca de 3,2 milhões de pessoas morrem, a cada ano.

Calcula-se, que 1,4 bilhão de adultos corra risco de desenvolver ou agravar doenças, pela falta de exercícios físicos. 

Nossa saúde não vai bem quando os hábitos são ruins! 

O sedentarismo é responsável pela mudança de perfil observada em nossa população, que possui um maior número de pessoas obesas ou com sobrepeso e ainda com doenças crônicas e algumas delas, com complicações associadas.  

Este é um fator de risco chave para o desenvolvimento deste tipo de doença, piora deles e aumento do número de mortes relacionadas. 

Com aproximadamente 20-30 minutos de atividade física por dia, já é possível melhorar sua qualidade de vida e reduzir riscos.  

Algumas sugestões de atividades físicas são: 

  • Andar de bicicleta;
  • Jogar futebol, futsal, vôlei, basquete ou tênis; 
  • Realizar caminhada ou corrida; 
  • Natação; 
  • Dança; 
  • Lutas, como: karatê, kung-fu, judô, boxe ou capoeira. 

Apesar de podermos melhorar nossos hábitos a partir da dedicação de alguns minutos e cuidados em nossa rotina, 47% das pessoas não praticam atividade física suficiente.  

Segundo a Organização Mundial da Saúde, é considerado ideal a prática de 150 minutos de atividades por semana. Apenas 37% dos brasileiros que vivem nas capitais conseguem alcançar esta recomendação. 

Outras dicas para aumentar a sua movimentação no dia a dia, são: 

  • Optar por subir escadas ao invés de utilizar elevadores ou escadas rolantes; 
  • Descer um ponto antes de seu ponto regular;
  • Estacionar seu carro um pouco mais distante do destino; 
  • Passear com seu animal de estimação; 
  • Cuidar do jardim ou outras atividades, como varrer a casa. 

 Movimente-se! 

Seja uma pessoa ativa todos os dias!