O dia mundial da água comemora este recurso natural como um elemento essencial para a vida. Esta celebração é parte da campanha da Organização das Nações Unidas (ONU) para preservar este recurso. Esta celebração enfatiza a sensibilização para o cuidado e preservação da água. Isso ocorre, porque é a água doce que pode suportar a vida de todas as espécies terrestres, incluindo o homem.

Diante da importância deste recurso para a vida no planeta, é fundamental rever e incentivar o uso consciente da água.

Nosso corpo é capaz de suportar mais dias sem o consumo de alimentos do que sem a ingestão de água!

Necessitamos de água na realização de milhares de atividades básicas de nosso dia a dia, grande parte delas relacionadas à saúde, como: a higienização corporal e de alimentos, saneamento, consumo, atividades agrícolas, entre outras. Contudo, este recurso raro e escasso, vem sendo contaminado e desperdiçado.

Para ter uma leve ideia do impacto da falta hídrica, imagine-se um dia inteiro sem água!

Para minimizar os desperdícios e contribuir para a preservação dos recursos hídricos, listamos abaixo, dicas práticas que podem ser incorporadas na rotina, facilmente:

  • Mantenha a torneira fechada enquanto estiver escovando seus dentes, fazendo a barba, ensaboando suas mãos ou louças;
  • Não jogue lixo, papel e absorvente no vaso sanitário;
  • Permaneça apertando a descarga somente o tempo necessário;
  • Antes de lavar a louça, limpe pratos e panelas (retirando os restos de alimentos) e deixe-os de molho;
  • Dê preferência para o uso de sabão ou detergente biodegradáveis, que não poluem os rios, porque se decompõe mais facilmente;
  • Verifique se as torneiras estão bem fechadas e se não existem vazamentos;
  • Faça o descarte correto de medicamentos em postos de saúde e/ou farmácias, para evitar a contaminação da água potável;

Cerca de um litro de óleo contamina um milhão de litros de água!

  • Armazene óleos de frituras em lata ou vasilhas plásticas e leve aos postos de coleta de sua região. Isso evita entupimentos e facilita o tratamento do esgoto;
  • Evite jogar restos de comida em pias ou vaso sanitário, pois estas ações podem causar entupimentos. Faça o descarte em lixeiras próprias para o lixo orgânico.

Vamos juntos, com pequenas ações cotidianas, contribuir para o uso correto e consciente deste líquido precioso e fundamental para a vida no planeta.

Preserve a água, preserve a vida!