O carnaval é a comemoração mais aguardada do ano pelos foliões, mas para curtir todos os bloquinhos, escolas de samba e afins, além de muito samba no pé, é preciso muita resistência física e saúde em dia, por isso fique atento as orientações abaixo, para garantir a folia do começo ao fim.

Hidrate-se!

Entre um drinque e outro, procure ingerir água em abundância, pois auxilia na reposição de líquidos e eletrólitos que foram perdidos durante o processo de transpiração, reduz a retenção de líquidos e garante que a manhã seguinte seja livre de ressaca!

Atenção!! Os sinais de desidratação são boca seca, cansaço excessivo, urina em volume reduzido ou de coloração escura, pele seca, cefaleia (dores de cabeça) e tontura. Se você apresentar um ou mais desses sinais ou sintomas, pise no freio, diminua a ingestão de bebidas alcoólicas e dê preferência para o consumo de frutas, folhosos e muita água! Se o quadro persistir, procure um médico.

Consuma bebidas alcoólicas com moderação!

As bebidas alcoólicas são consumidas em larga escala nesta época, o que leva o indivíduo a sofrer alterações fisiológicas temporárias e até mesmo, se expor a situações de risco por embriaguez, como dirigir alcoolizado. Por isso, procure consumir álcool com moderação, assim você contribui para a diversão sadia e sem aborrecimentos.

Proteja-se do sol!

Mantenha-se atento a exposição aos raios solares e faça uso do filtro solar diariamente, reaplicando a cada 3 horas, para a proteção adequada da pele. Use óculos escuros com proteção UVA/UVB, somente esses reduzem a exposição da retina aos raios solares. Busque ainda, utilizar vestimentas leves, respiráveis e calçados confortáveis, para minimizar o risco de lesões e acidentes. Assim você garante ao máximo a folia.

Previna-se contra DST’s, use preservativo!

Faça uso de preservativos masculinos ou femininos, em todas as relações sexuais, do início ao fim, assim você curte o momento sem se preocupar com as doenças sexualmente transmissíveis!

Atenção!! Preservativos masculinos e femininos são distribuídos de forma gratuita na rede pública de saúde de nosso país e podem ser encontrados em diversos pontos da cidade.

Descanso

Após a comemoração dos dias de festa, procure descansar para recompor as energias, retornando aos hábitos saudáveis, como dormir pelo menos 7-8 horas por noite, comer alimentos leves e in natura, como: frutas, legumes e verduras. Manter a hidratação em dia e retomar as atividades físicas diárias.

Aproveite o carnaval para se manter ativo, curtir com os amigos, mas sempre com moderação, para garantir a diversão o ano todo!