A saúde mental é o fator que possibilita o ajuste necessário para lidar com as emoções positivas e negativas em qualquer setor de nossas vidas, para tanto é necessário que haja um equilíbrio entre saúde física e saúde mental sendo um complemento da outra.

Os transtornos mentais surgem pela influência de múltiplos fatores, como questões emocionais, sociais, culturais e políticas. O processo de saúde mental é complexo e necessita de ampla observação, em especial nos dias de hoje, onde alguns padrões (de beleza, por exemplo ) são previamente estabelecidos como meta para que o indivíduo se sinta parte de um todo, e essa pressão em geral causa desequilíbrio emocional e sentimento de não pertencimento ao grupo desejado, levando ao  isolamento e ao auto depreciação. Questões psicológicas e de personalidade também tornam as pessoas mais susceptíveis aos desequilíbrios mentais.

Reconhecer esses transtornos e solidarizar-se é a melhor forma de intervenção, quando damos ao outro o acolhimento devido, sua dor torna-se menor e seu desejo de melhora floresce, abrindo possibilidades para seu reestabelecimento emocional e muitas vezes ressignificando sua história. E consequentemente, reduzindo os riscos para evolução de quadros mais graves, como por exemplo, o suicídio.

Prevenção

A prática de esportes é uma excelente ferramenta para o equilíbrio emocional, quem se exercita libera hormônios como a serotonina e dopamina, aumentando a sensação de felicidade prazer.

O momento de dormir é outro fator de extrema relevância para a manutenção da saúde mental e emocional, um sono de qualidade com pouca ou nenhuma luz libera melatonina, hormônio responsável pela regulação e indução do sono, favorecendo uma noite de descanso e refazimento.

Essas práticas aliadas a uma alimentação saudável contribuem para a saúde do indivíduo como um todo.

Acolhimento

Caso você se identifique ou conheça alguém com algum transtorno mental, procure ajuda  profissional, atendimento nos CAPS (Centro de atenção psicossocial) do SUS ou entre em contato com a CVV (centro de valorização da vida) pelo fone 188 ou pelo chat https://www.cvv.org.br/chat/

A verdadeira compaixão não significa apenas sentir a dor de outra pessoa, mas estar motivado a eliminá-la.

Daniel Goleman