No dia 10 de julho, comemoramos o Dia Mundial da Saúde Ocular, vamos comemorar esta data, conhecendo os riscos e cuidando da saúde deste órgão, que nos permite desfrutar do poder do olhar.

O poder do olhar

O olhar nos conecta com o mundo e com as sensações que ele nos traz, rotineiramente nos relacionamos pela troca de olhares, existem relações acontecendo a todo momento sem a participação da fala, somente a energia do olhar e dos pensamentos.

Para as pessoas que possuem uma deficiência visual, há uma compensação de outros órgãos do sentido para a relação com o ambiente e com as pessoas, sem perder a sua importância.

“Segundo a OMS, aproximadamente 314 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência visual em todo o mundo, sendo que 45 milhões delas são cegos. “

A falta de cuidado com nossa visão, pode levar a sérios distúrbios visuais, como:

  • Glaucoma, que aumenta a pressão interna do olho e causa perda visual irreversível;
  • Ceratocone, que é uma alteração na córnea e provoca a diminuição da visão.

Ambos são doenças que afetam em grau extremamente avançado, por isso é importante que realize os exames preventivos com seu médico de confiança, para ter o seu possível diagnóstico.

Fique atento: se você apresenta algum sintoma como: lacrimejamento, principalmente durante ou após realizar atividades que exigem esforço visual como ver televisão, ler, desenhar, entre outros; olho vermelho; secreção; aperta ou arregala os olhos para enxergar melhor; aproxima-se muito para enxergar; necessita afastar do rosto para ler ou ver melhor; visão embaçada; fotofobia; dores de cabeça; visão dupla; desvio ocular, procure com urgência o profissional de sua confiança. Contudo, não espere apresentar algum sintoma para procurar seu médico.

Recomendações

Aqui estão algumas ações preventivas, que podemos realizar para manter a nossa saúde ocular em dia:

  • Cuidado com o sol: Reduza a exposição dos olhos ao sol e a muita claridade e use óculos escuros. Não basta usar lentes escuras que não possuam fator de proteção para raios UV.
  • Evite o uso excessivo de colírios: Corticoides em excesso ou se automedicar pode agravar ou iniciar casos de glaucoma e catarata. Consulte sempre o oftalmologista para verificar qual solução é a mais indicada para o seu caso.
  • Sempre limpe a região dos olhos: Maquiagens podem causar reações alérgicas. Procure marcas de qualidade ou hipoalérgicas de sua confiança para evitar problemas na região dos olhos e sempre retire antes de dormir.
  • Use protetor ocular em situações de risco: Óculos de proteção são essenciais para evitar que acidentes aconteçam. Em situações de risco, como manuseio de solda, por exemplo, é essencial seguir à risca a recomendação de prevenção.

Prevenir, sempre a melhor solução, cuide-se! #saudegeia.