A vacinação é uma das medidas mais importantes de prevenção contra diversas doenças contagiosas. Existem vacinas para crianças, adolescentes, adultos e idosos. Todas são seguras e eficazes. Elas protegem o corpo humano contra vírus e bactérias que provocam vários tipos de doenças como: Caxumba, Sarampo, Rubéola, Febre Amarela, Poliomielite, Hepatites, Gripe, Meningococcemia, Catapora, HPV etc.

Por isto, no dia 9 de junho é celebrado o Dia da Imunização que tem o intuito de conscientizar as pessoas, sobre a importância da vacinação.

Você sabia?

A vacinação não apenas protege aqueles que recebem a vacina, mas também pode ajudar a população como um todo. Evitando de afetar a saúde das pessoas, pois quanto mais pessoas de um determinado ambiente ficarem protegidas é menor a chance de qualquer uma delas estar doente ou transmitir a doença.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que de 2 a 3 milhões de mortes a cada ano, poderiam ser evitadas pela imunização.

A maioria das vacinas protege cerca de 90% a 100% das pessoas.

Fique atento!

As vacinas não são necessárias apenas na infância. Os idosos também precisam se proteger e as mulheres em idade fértil devem tomar vacinas, para se prevenir de doenças que podem ocorrer enquanto elas estiverem gestantes ou logo após o parto, podem causar doenças graves ou até levar a morte de seus bebês.

  • Mantenha sua carteira de vacinação atualizada.
  • Observe se todas as vacinas estão armazenadas em refrigeradores adequados.
  • Questione sobre a vacina que será administrada e como será aplicada.
  • Observe se a caixa da vacina está lacrada.
  • Se a agulha e seringa são descartáveis.
  • Se as seguintes informações foram registradas em sua carteira de vacinação como: nome e lote da vacina, data de aplicação e data de retorno, quando houver necessidade de mais doses ou reforços.
  • Seja consciente e repasse as orientações úteis que você recebe.
  • Se você não tem carteira de vacinação, e não se recorda quais vacinas lhe faltam, vá até o posto de saúde e veja quais vacinas estão disponíveis para você.
  • Pessoas que viajam bastante são recomendadas a procurar o posto de saúde e verificar quais as vacinas recomendadas para se prevenir de doenças durante a viagem.

Seja consciente, vacinar também é proteger!