A hipertensão arterial ou pressão alta, é uma doença que apesar de não apresentar sintomas inicialmente, ela é o principal fator de risco para doença cardiovascular e hipertensão, é responsável por 40% dos infartos, 80% dos derrames, 40% dos casos de insuficiência cardíaca, 36% dos casos de insuficiência renal terminal, que leva a dialise. O diagnóstico e tratamento imediato são extremamente importantes.

Fatores que influenciam os níveis de Hipertensão: Fumo, consumo de bebidas alcoólicas, obesidade, estresse, grande consumo de sal, níveis altos de colesterol e falta de atividade física.

Por isso, quanto mais saudável for seu estilo de vida, melhor será a saúde do coração.

Fica a dica: A Prevenção é o melhor caminho para cuidar da saúde do seu coração. Hipertensão é uma doença silenciosa, por isso é importante medir sua pressão regularmente com um profissional de saúde. Com a mediação adequada, alimentação e hábitos saudáveis é possível viver com mais qualidade.

Conheça algumas atitudes que podem ajudar a manter seu coração saudável:

  • Consulte um profissional de saúde regularmente: somente seu médico pode indicar o melhor tratamento;
  • Faça exames de sangue regularmente, acompanhar e controlar os níveis sanguíneos de colesterol e glicemia (diabetes), auxiliam no controle da pressão arterial;
  • Alimente-se de forma saudável: insira no cardápio, cereais integrais como farelo de aveia, chia, linhaça, suco de uva integral, peixes fonte de ômega 3, oleaginosas em geral, são alimentos fundamentais para prevenir e minimizar as consequências da hipertensão. Faça o sal de ervas, além de reduzir muito a quantidade diária de sal, há diversos benefícios do consumo de ervas, como manjericão, que atua no relaxamento dos vasos sanguíneos;
  • Faça atividade física regularmente: 30 minutos por dia contribui para saúde cardíaca;
  • Não fume;
  • Controle o estresse, como técnicas de respiração e/ou meditação;

Para indivíduos que já possuem o diagnóstico, além das orientações anteriores, lembrem-se:

  • Da hora da medicação, tome o medicamento corretamente conforme orientação médica, de preferência no mesmo horário;
  • Faça a medição diariamente, pelo menos x vezes ao dia;
  • Mantenha bons hábitos alimentares, elimine do cardápio os alimentos ultraprocesados, como macarrão instantâneo, biscoitos em geral; utilize o sal de ervas e incorpore na rotina alimentar as frutas vermelhas e suco de uva.

Fonte:

http://bvsms.saude.gov.br/ultimas-noticias/2268-26-4-dia-nacional-de-prevencao-e-combate-a-hipertensao-arterial