Dia Mundial da Saúde

O dia Mundial da saúde tem a finalidade de conscientizar a população a respeito dos vários aspectos que envolvem a saúde e qualidade de vida.

Ter saúde não é apenas ter a ausência da doença e segundo a Organização Nacional de Saúde (OMS), a saúde em si, é estar em um estado completo de bem-estar físico, mental e social.

Equilíbrio emocional

Para manter o equilíbrio emocional é importante cuidar da saúde física, mental e social. Realizar exercícios de respiração, leitura e atividades que tragam prazer contribuem para que o indivíduo mantenha um estado de saúde pleno pois ações como essas tendem a liberar a serotonina e a dopamina hormônios responsáveis pela sensação de  prazer e da felicidade.

Alimentação:

Busque consumir todos os dias, os alimentos in natura: frutas em geral, tubérculos, verduras, grãos integrais, ovos e carnes com baixo teor de gordura. Consuma moderadamente os alimentos processados como pães caseiros, queijos e etc. Procure reduzir o consumo ou não consumir os alimentos ultraprocessados como biscoitos em geral, salgadinhos, etc. Seguindo estas regras básica, você já está praticando uma alimentação mais nutritiva e saudável.

Atividade física

A atividade física feita de forma regular previne, ou melhora, uma série de doenças e traz inúmeros benefícios, como: melhora a oxigenação das células, reduz o estresse, melhora a auto estima, promove socialização, contribui para a concentração e para o bem-estar físico e psicológico.

 Dicas que podem ajudar a manter uma vida saudável:

Procure incorporar a sua rotina, atividades que podem lhe trazer o prazer pessoal, como por exemplo: Lazer, diversão, tranquilidade.

Tenha um médico de confiança, que conheça o seu histórico clínico e que te direcione a especialistas e profissionais de saúde sempre que necessário.

Exercite-se, beba muita água, respire, coma mais frutas, inspire, coma mais vegetais, durma bem.

Sua vida é sua maior riqueza. Vá além, faça todo dia, dia da sua saúde!

Pesquisa realizada em: http://www.ans.gov.br/aans/noticias-ans/sobre-a-ans/4398-dia-mundial-da-saude-atencao-primaria-e-promocao-da-saude-em-foco