Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer é considerado a 2° causa de morte do mundo, onde é registrado um crescimento de 20% na última década.
O dia mundial da luta contra o câncer tem a finalidade de incentivar e conscientizar a população a respeito da detecção precoce da doença, dos benefícios decorrentes ao diagnóstico e o tratamento do câncer.

Principais causas

O câncer não tem uma causa única, estima-se que mais de 80% dos casos de câncer estão associados a fatores externos, como o meio ambiente, hábitos e estilo de vida. Apesar de raros, os fatores genéticos, hereditários e étnicos também podem ser considerados como causa do surgimento da doença.

Prevenção e detecção da doença

A prevenção inclui evitar a exposição aos fatores de risco, mudança de hábitos para uma vida saudável, detectar e tratar doenças pré malignas, como lesões causadas pelo vírus HPV ou pólipos nas paredes do intestino. Realizar exames preventivos não o preveni de ter câncer, mas ajuda a detectá-lo em fase inicial, com grande chance de cura.

Tratamento

Os tratamentos para câncer evoluíram muito ao longo dos anos, hoje cirurgia, radioterapia, quimioterapia e transplante de medula óssea são formas de tratamento e estima-se que 2/3 dos pacientes com câncer são curados ou controlados.

Dicas para prevenção do câncer como determina o INCA – Instituto Nacional do Câncer

• Não fume: essa é a regra mais importante para prevenir o câncer, principalmente o de pulmão, cavidade oral, laringe, faringe e esôfago.
• Tenha uma alimentação saudável, prefira alimentos in natura, como: vegetais, frutas, legumes, e evite os ultraprocessados, como alimentos industrializados, prontos para o consumo.
• Mantenha o peso corporal adequado, estar acima do peso aumenta as chances de desenvolver câncer.
• Pratique atividades físicas. Você pode, por exemplo, caminhar, dançar, trocar o elevador pelas escadas, levar o cachorro para passear, cuidar da casa ou do jardim ou buscar modalidades como a corrida de rua, ginástica, musculação, entre outras.
• Amamente. O aleitamento materno é a primeira ação de alimentação saudável.
• Mulheres entre 25 e 64 anos devem fazer o exame preventivo do câncer do colo do útero (papanicolau).
• Vacine contra o HPV, as meninas de 9 a 14 anos e os meninos de 11 a 14 anos. A vacinação contra o HPV está disponível no SUS.
• Vacine contra a hepatite B. O câncer de fígado está relacionado à infecção pelo vírus causador da hepatite B e a vacina é um importante meio de prevenção deste câncer.
• Evite a ingestão de bebidas alcoólicas. Seu consumo, em qualquer quantidade, contribui para o risco de desenvolver a doença.
• Evite a exposição ao sol entre 10h e 16h. Use sempre proteção adequada, como chapéu, protetor solar, inclusive nos lábios.

No “Dia Mundial de Luta Contra o Câncer”, lembre-se que o diagnóstico precoce é o mais valioso aliado.