A água é fonte de vida, 70% do nosso planeta é coberto de água, porém apenas 2,5% é potável. Diante da importância deste recurso, no dia 22 de Março é comemorado dia mundial da água, que visa à ampliação da discussão sobre esse tema tão importante. Todos os anos são discutidos formas de garantir o acesso a água limpa e potável e igualar a distribuição.

A escassez mundial é um problema amplamente discutido nos fóruns anuais, dentre as razões que contribuem para a falta de água, destacam a pressão combinada:

  • Do crescimento populacional;
  • Da mudança climática;
  • Do aumento exponencial do consumo e da expansão de estilos de vida que desperdiçam recursos;

Um dado ilustra esse desperdício: 80% das águas residuais retornam para os ecossistemas sem serem tratadas. Esses processos estão levando à degradação dos ecossistemas, o que acentua ainda mais os desequilíbrios ecológicos e a escassez hídrica.

Portanto, é urgente que sejam encontradas soluções para proteger o capital natural da Terra. Devem ser promovidas soluções que protejam, administrem e restaurem os ecossistemas naturais e artificiais, e que respondam aos desafios humanos e ecológicos de uma forma efetiva e sustentável, melhorando o bem-estar das pessoas e preservando a biodiversidade. O planejamento de novas florestas, a reconexão de rios a planícies de inundação e a restauração de zonas úmidas são soluções que, entre outros aspectos, irão abordar os desafios contemporâneos da gestão hídrica, em especial com vistas a desenvolver uma agricultura sustentável e construir as cidades do futuro.

O uso racional e sua preservação são fundamentais para garantir qualidade de vida e saúde para a nossa geração e para as futuras. Faça uso consciente da água!