O que é? Quais os tipos? Por que consumir?

O Whey Protein é um dos suplementos mais utilizados, por atletas, praticantes de atividade física, idosos e até indivíduos hospitalizados. São proteínas do soro do leite que são extraídas da porção aquosa do leite, gerada durante o processo de fabricação do queijo.

Os tipos mais comuns no mercado, são Whey Protein Concentrado (WPC), Whey Protein Isolado (WPI) e Whey Protein Hidrolisado (WPH).

Whey Protein Concentrado

O WPC pode ser considerado o mais “integral” e com menor processamento. Contém um teor reduzido de gordura e colesterol e, geralmente, um maior teor de compostos bioativos. Sua concentração proteica varia de 70% a 80%, porém isso não o torna inferior, apenas é necessário avaliar o melhor momento para o seu consumo.

Possui absorção média, assim como frango, peixe e clara de ovo, porém um pouco mais rápido por estar na forma líquida, não exigindo mastigação.

Devido seu preço ser mais acessível, pode ser utilizado não só após os treinos, mas ao acordar, antes de dormir e até entre as refeições, isso pode variar de acordo com o objetivo do indivíduo. Seu sabor é o mais agradável quando comparado com o isolado e hidrolisado.

O WPC, pode não ser interessante para pessoas que possuem intolerância a lactose, principalmente os mais sensíveis.

Whey Protein Isolado

É uma das formas mais puras de Whey Protein, sua concentração proteica pode chegar em até 100%. Sua absorção é um pouco mais rápida que o WPC, por conter mais qualidade proteica.

Seu sabor normalmente é intermediário entre os concentrados e hidrolisados. Quanto mais filtrado menos palatável.

O consumo, devido seu alto preço, geralmente é mais recomendado no pós treino imediato, garantindo uma rápida disponibilização de seus aminoácidos na corrente sanguínea. Isso pode variar de acordo com as necessidades especificas de cada indivíduo.

Essa forma é normalmente utilizada não só por atletas, mas também por pessoas que são intolerantes a lactose e precisam de um aporte proteico maior, pessoas que estão em recuperação de cirurgias bariátricas ou que irão fazê-la, entre outras.

Whey Protein Hidrolisado

A proteína do soro hidrolisada é obtida quando durante o processamento as moléculas de proteínas são hidrolisadas formando segmentos proteicos menores chamados peptídeos. Os hidrolisados são mais facilmente digeridos e tem potencial reduzido em termos de alergicidade, se comparados com os concentrados e isolados.

O sabor é mais aguado e mais fraco, apresenta menor palatabilidade dentre todos.

Por conter uma configuração praticamente já digerida de peptídeos tem apresentado bons resultados quando utilizado no Pré-treino imediato, garantindo um esvaziamento gástrico extremamente rápido e assim disponibilizando seus aminoácidos na corrente sanguínea.

Benefícios

O consumo da whey protein pode ser benéfico, já que este possui alto valor nutricional, podendo auxiliar nos processos de:

  • Anabolismo muscular;
  • Ajuda no controle de perda de massa óssea;
  • Regulação da saciedade;
  • Redução da gordura corporal;
  • Melhora do desempenho físico;
  • Efeito hipotensivo;
  • Antioxidante e hipocolesterolêmico;
  • Estimulação do sistema imunológico;
  • Atividades anticarcinogênicas, antiúlcera;

Para saber qual tipo de Whey Protein utilizar e garantir os seus benefícios, é fundamental procurar o auxílio de um profissional nutricionista, pois só este profissional poderá avaliar suas necessidades e minimizar os possíveis riscos e efeitos adversos.