O consumo moderado de chocolate pode ajudar na saúde e no planejamento alimentar saudável! Porém, é preciso saber escolher, pois o que faz o chocolate ser calórico, são os ingredientes adicionados para a fabricação do mesmo, como açúcar e gordura. Então, quanto maior a concentração de cacau no chocolate, mais amargo ele é e mais rico em nutrientes.

Sua poderosa ação antioxidante ao organismo neutraliza os efeitos de danos celulares causados pelos radicais livres (advindos do estresse, má alimentação, poluição, inflamações, obesidade). Eleva os níveis de serotonina, dopamina e feniletilamina no sistema nervoso central, gerando aquela sensação de bem-estar.

Estimula a liberação de endorfinas e a elevação da disposição mental, devido à presença das aminas biogênicas, melhorando o humor e os quadros de depressão.

Mas, devemos consumir o chocolate com moderação.  A recomendação diária é de 30 gramas, preferencialmente os chocolates com teores de cacau acima de 70%, pois estes têm sua concentração de açúcar reduzida e confere benefícios para nossa saúde.