A prática de atividades físicas regulares é, segundo a OMS, de extrema importância para melhorar a qualidade de vida da população. Neste dia 6 de abril, é comemorado o Dia Mundial da Atividade Física, com o intuito de instigar a população repensar seus hábitos e buscar ser ativo e estar em movimento todos os dias.

O sedentarismo é considerado um dos fatores de risco para diabetes, hipertensão, obesidade e problemas cardiovasculares, mesmo que atualmente isso seja muito difundido nas redes sociais e demais canais de comunicação, quase 90% da população brasileira, infelizmente, ainda se encontra na faixa sedentária. Para auxiliar você a sair de vez do sofá, veja algumas dicas e benefícios da prática de atividades físicas:

  • prática de exercícios, de intensidade moderada, durante meia hora por dia é suficiente para que a pessoa deixe de ser sedentária. Estes 30 minutos podem ser contínuos ou divididos em três períodos de 10 minutos cada.

 

  • O mais importante é que você pratique alguma atividade que se adapte ao seu estilo de vida, como uma reunião de trabalho ou tarefas domésticas, praticar uma atividade física deve ter seu horário estabelecido dentro de sua rotina,e que você sinta prazer e goste de realiza-la. Caso contrário, são muitas as chances de interrupções.

 

  • Pequenas modificações no dia a dia – como subir escadas, saltar do ônibus um ponto antes, passear com cachorro, varrer, cuidar do jardim, lavar o carro, etc. – podem ajudar a movimentar mais e servir como um estímulo para o início de uma atividade física diária.

 

  • Pessoas com IMC entre 25 e 30 (sobrepeso) que se exercitam regularmente, podem ter um risco menor de desenvolver diabetes e outras doenças metabólicas do que os sedentários.

 

  • De acordo com o United States Departament of Health and Human Services, é importante que os adultos pratiquem duas horas de atividades anaeróbicas (musculação localizada), por semana, além dos 30 minutos de caminhada intensa por dia. Nos casos de pessoas com diabetes, hipertensão, obesidade e pessoas com problemas no metabolismo ósseo, por exemplo, é preciso ter um cuidado especial na escolha dos exercícios a praticar. Nestes casos, é imprescindível o acompanhamento de um profissional.

 

 

  • Um minuto de atividade física intensa é igual a 2 minutos de atividade moderada. Caminhada em ritmo acelerado, hidroginástica, passeio de bicicleta e jogo de tênis em dupla são alguns dos exemplos para atividade moderada. Já a corrida, a natação, o basquete e o ciclismo são considerados intensas.

 

  • Durante a prática de um exercício físico é possível que haja uma redução na taxa de glicose. O indicado, principalmente para pessoas com diabetes, é que carreguem consigo algum tipo de carboidrato de rápida absorção.

 

 

  • As atividades físicas melhoram a sensação de bem-estar, diminuem a ansiedade e a probabilidade de depressão, por liberarem a serotonina (hormônio conhecido como “molécula da felicidade”).

 

  • Dentre os benefícios da prática de exercícios estão: a diminuição do apetite, a melhora do humor, a perda de gordura (emagrecimento), o enrijecimento dos músculos, a melhora da imunidade e o retardo do envelhecimento.

 

  • Para crianças e adolescentes o ideal são 60 minutos de atividade aeróbica por dia (recreativa), três vezes por semana e de grande intensidade.

Mantenha-se em movimento todos os dias!!