Junk food, é uma expressão americana para “Comida rica em calorias e de baixa qualidade nutritiva”, o consumo de alimentos ricos em sal, açúcar e gordura traz inúmeros malefícios a saúde e ao meio ambiente.

• 1 | A ingestão diária, por exemplo de carnes processadas, como salsicha, linguiça, bacon e presunto, aumenta em 18% o risco de câncer do intestino em humanos.

• 2 | Estudos sugerem que o consumo de 2 vezes na semana de macarrão instantâneo pode estar associado a fatores de risco cardiometabólicos, como pressão alta, glicemia e colesterol elevados.

• 3 | O tradicional churrasco, quando consumido em excesso e frequente pode elevar o risco para desenvolvimento de câncer, isso porque, durante o preparo a altas temperaturas, são formados compostos carcinogênicos (indutores das mutações que causam o câncer) nas partes mais escuras da carne.

• 4 | Biscoitos recheados, salgadinhos de pacote ou fritos, doces em geral, por conta de sua formulação e apresentação, tendem a ser consumidos em excesso, devido a alta carga de açúcar e gordura, favorecem o ganho de peso, o surgimento de doenças crônicas não transmissíveis e contribuem para uma queda significativa na atividade cerebral e cognição.

• 5 | Um estudo recente, realizado em modelo animal, identificou que o consumo de alimentos ultraprocessados com altos níveis de açúcar e gordura podem ser viciantes, por ativarem o sistema de recompensa cerebral elevando os níveis de neurotransmissores ligados ao prazer, o que se compara com o uso de drogas ilícitas. Conclui-se que o consumo excessivo de açúcar e gordura pode gerar dependência, o que pode justificar a dificuldade em diminuir ou suspender o seu consumo.

• 6 | Além disso o consumo frequente de Junk Food, devido à falta de nutrientes e vitaminas, leva a um sistema imunológico enfraquecido, pele e cabelos sem vitalidade e brilho, unhas enfraquecidas, desequilíbrio da flora intestinal, podendo gerar doenças inflamatórias intestinais.

 

 A solução

Não é necessário abolir o junk food da vida, afinal, como resistir a um doce num dia estressante ou àqueles salgadinhos de festa?

O melhor caminho é o equilíbrio: Faça da alimentação saudável sua principal fonte de energia e deixe as besteirinhas (Junk Food) para as ocasiões especiais.

Invista em hortaliças, carnes, verduras, ovos, proteína vegetal, leite e frutas. Acumule pontos positivos para sua saúde, disposição e bem-estar.