Estudos recentes apontam, que tomar uma xícara de café nesse horário diminui em 34% os riscos de desenvolver diabetes tipo 2.

A cafeína, após ser transformada pelo organismo, atua como antioxidante. O café possui ácidos clorogênicos, que possuem alto potencial para neutralizar os radicais livres, além de ação anti-hipertensiva e antimicrobiana.

Os antioxidantes atuam principalmente atrasando o envelhecimento causado pelos radicais livres, mas também agem prevenindo doenças cardiovasculares e até mesmo o câncer.

Além disso, a cafeína é um potente estimulante, que além de melhorar o estado de alerta, também facilita a digestão. Por esse motivo, o organismo não precisa gastar tanto oxigênio para digerir o almoço e libera mais rapidamente o suprimento que será enviado ao cérebro, melhorando a produtividade após o almoço. Importante é não exagerar, recomenda-se beber duas xícaras para obter os benefícios, sem ter efeitos adversos.

Outa dica: Evite consumir café com açúcar e adoçantes, assim você garante menor ingestão calórica, maior absorção dos nutrientes dos grãos e aproveita um bom cafezinho sem culpa!