Low Carb? Sem glutén? Intermitente? Conheça o risco das dietas restritivas.

Nesta época o ano é comum encontrarmos alguém que relata ter perdido muito peso com determinada dieta, que excluía algum determinado nutriente ou grupo alimentar. Este tipo de intervenção nutricional acaba virando “moda” entre a população leiga, contudo pode causar sérios transtornos na saúde geral.

As dietas da “moda”, podem até levar ao emagrecimento, porém esta perda de peso geralmente é devido a perda de massa muscular e não gordura corporal. Gerando o tão famoso Efeito Sanfona, que ocorre quando nosso organismo entra em modo econômico devido a momentos de restrição severa, a pessoa perde peso após a dieta restritiva, e depois que volta aos hábitos antigos torna a ganhar peso, em alguns casos até o dobro do peso perdido.

Existe uma gama de dietas restritivas, e a todo momento são criadas novas estratégias mirabolantes para a perda rápida de peso, contudo algumas se destacam:

  • Dieta Low Carb (Baixo carboidrato): O foco principal desta dieta é reduzir a ingestão de quaisquer tipos de carboidratos, focando em aumentar o consumo de gorduras para fornecer energia para o corpo. Ela é restritiva e não pode ser seguida a longo prazo, pois essa redução pode causar fraqueza, tontura, dores de cabeça e até atrapalhar a sua atenção.

 

  • Dieta sem glúten: Consiste em eliminar os alimentos que contêm está proteína da dieta, as pessoas perder peso, devido a maior parte dos alimentos com glúten serem fonte de carboidratos e/ou ultraprocesados, porém este tipo de restrição foi relacionado atualmente ao desenvolvimento de resistência à insulina e Diabetes.

 

  • Jejum Intermitente: O método possui diversas variações, basicamente consiste em jejuar por períodos que alternam de 10 a 24 horas em dias da semana consecutivos e/ou variados, associado ou não a alguma alteração nos alimentos ingeridos, por exemplo, consumo apenas de líquidos ou restrição de carboidratos. Como os períodos de jejum são longos os riscos são ainda maiores, podendo gerar a redução da massa muscular e da água podem causar cansaço, dificuldade de concentração, irritabilidade e fome compensatória. Em indivíduos mais frágeis pode ser até um start para o desenvolvimento de transtornos alimentares, como Anorexia ou Bulimia Nervosa.

O ideal para o sucesso no processo de emagrecimento é buscar a individualidade, respeitando os costumes, as crenças, as patologias, os gostos e a genética do indivíduo. O olhar deve ser sempre holístico, entender a pessoa como um todo, e não só como alguém que precisa perder/manter peso.

Por isso, procure sempre um profissional da área da saúde habilitado, para te auxiliar a traçar metas reais, para que você alcance seus objetivos de forma mais saudável e segura!