Fazer a prevenção será mais benéfico do que tratar ou curar uma doença. Você tem opções, escolha pela vida, previna-se!

Use camisinha em qualquer tipo de relação sexual, incluindo sexo oral, anal e vaginal, pois isso te protege de diversas doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) como HIV, Sífilis, Hepatite B, gonorreia e clamídia!

  • Em caso de contato com o vírus HIV é necessário realizar a Profilaxia Pós-Exposição (PEP). É o método que pode prevenir o HIV, se iniciado em até três dias após exposição. Na PEP, o paciente recebe medicação por quatro semanas, mantendo o HIV “inibido” de se multiplicar e de causar infecção. Deve-se manter em mente que a PEP deve ser usada unicamente em situações imediatas após risco potencial de exposição e não em longo-prazo. Além disso, não é um substituto de outros métodos de prevenção, como o uso regular e correto de preservativo.
  • Faça o teste rápido para HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis pelo menos 1 vez ao ano e, se tiver alguma DST, trate-se! Encoraje o seu parceiro (a) a fazer o mesmo! Geralmente os testes são realizados por meio da presença de anticorpos produzidos no organismo contrai tais doenças. O sistema imunológico (sistema de defesa) pode levar de 3 a 8 semanas para criar anticorpos contra o HIV, porém os testes diferem entre si na capacidade precoce de detectarem os anticorpos. O período entre a contaminação e a positivação no teste é chamado de janela imunológica, que pode ter uma duração de três meses e, mais raramente, seis meses.
  • Quanto mais precocemente o paciente iniciar as medidas para proteger sua saúde, melhor. O início precoce do tratamento com antirretrovirais e um estilo de vida saudável, como dieta equilibrada e exercícios físicos regulares, podem ajudá-lo a manter-se saudável, pois o sistema imunológico estará preservado. O cuidado médico imediato previne o surgimento da AIDS e algumas situações de risco de morte.
  • Evite o uso de drogas e siga o tratamento médico adequadamente. Converse com profissionais de saúde! Participe de grupos de autocuidado e ajuda! Esses atos, melhoram a sua qualidade de vida e estima! Lembre-se! Todo o atendimento para realizar a prevenção, acompanhamento e ajuda você pode fazer pelo SUS!