O Zika vírus é uma infecção causada pelo vírus ZIKV, transmitida pelo mosquito Aeds Aegipty, mesmo transmissor da dengue e da febre chikungunya. A transmissão do ZIKV raramente acontece em temperaturas abaixo de 16° sendo que a mais propicia gira em torno de 30° a 32°, pois eles se desenvolvem em lugares tropicais. A fêmea deposita seus ovos em lugares quentes e úmidos, e em 48 horas o embrião se desenvolve. Para passar da fase do ovo ate a fase adulta, o inseto demora em torno de 10 dias.
Um costume do mosquito é picar nas primeiras horas da manhã e nas ultimas da tarde, evitando o sol forte. No entanto ele pode atacar à sombra, dentro ou fora de casa. É importante saber que o individuo não percebe a picada, pois não dói e nem coça no momento. E por ser um mosquito que voa baixo, até dois metros, é comum picar os membros inferiores (Joelho, panturrilha e pé).

Sintomas

  • Febre baixa entre 37,8 e 38,5 graus;
  • Dor nas articulações(artralgia), mais frequentemente nas articulações das mãos e pés, com possível inchaço;
  • Dor muscular (mialgia);
  • Cefaléia (Dor de cabeça) atrás dos olhos;
  • Erupções cutâneas acompanhadas de coceira
  • Conjuntivite, é um quadro de vermelhidão e edema (inchaço) nos olhos, mas não ocorre secreção.

Tratamento

Não há um tratamento especifico, e sim medicações para o alivio dos sintomas. Existem dois tipos de medicamentos muito recomendados, os analgésicos e antitérmicos, que tem grande ajuda nesse processo, além da ingestão de líquidos para evitar a desidratação. O melhor e único tipo de prevenção é evitando o acumulo de água parada em vasos de plantas, calhas, pneus, entre outros objetos que possam proporcionar a oportunidade do mosquito depositar seus ovos e continuar a infectar a população.