saúde professor - pressão arterial

• Prefira consumir produtos in natura aos industrializados. Estes são ricos em sódio e promovem o aumento da pressão!

Ex: sopa saquinho, suco saquinho ou caixa, nuggets, bolacha água e sal e etc.

• Reduza o sal no preparo das refeições e aumente a adição de temperos como: alho, salsa, cebolinha, cebola, pimentão, páprica, manjericão e etc. Seu alimento ficará muito mais colorido e saboroso!

• Procure retirar toda a gordura das carnes antes do preparo. Durante o cozimento parte da gordura é absorvida, portanto, retirar a gordura somente depois de pronto não adianta!

• Troque o frito pelo assado, grelhado ou cozidos!

• Alimentos como cereais, aveia, amêndoas e nozes são excelentes aliados na alimentação!

• Aumente o consumo de frutas, legumes, verduras pois são ricos em fibras!

• Beba água! A quantidade em média por dia para um adulto são de 2 litros! Se não houver nenhuma restrição!

• Realize exercícios físicos regularmente, inicie de forma simples como por exemplo caminhada no parque ou pista!

• Evite fumar e consumir bebidas alcóolicas excessivamente.

• Faça o uso correto das medicações prescritas pelo seu médico, respeitando quantidade e horários!

Lembre-se! Alimentar-se de forma saudável e fazer atividade física é importante para o controle de agravos e prevenção de inúmeras doenças!

Fonte: DAB – Departamento de Atenção Básica

#QualidadeDeVida