Não?

A comensalidade acompanha a sociedade há anos. Derivado do latim – “mensa” –, o termo significa conviver à mesa, que envolve não somente o padrão alimentar e o que se come, mas principalmente o modo como se come.

Existem três orientações sobre o ato de comer e a comensalidade

Comer com regularidade e com atenção

Procure fazer suas refeições diárias em horários semelhantes. Evite “beliscar” nos intervalos entre as refeições, prefira fazer um lanche rico em fibras, vitaminas e nutrientes e líquidos para que você não fique com fome. Coma sempre devagar e desfrute o que está comendo, sem se envolver em outra atividade.

Refeições feitas em horários semelhantes todos os dias e consumidas com atenção e sem pressa favorecem a digestão dos alimentos e também evitam que se coma mais do que o necessário. Os mecanismos biológicos que regulam o nosso apetite são complexos, comer de forma regular, devagar e com atenção é uma boa maneira de controlar os excessos.

Comer em ambientes apropriados

Procure comer sempre em locais limpos, confortáveis e tranquilos e onde não haja estímulos para o consumo de quantidades ilimitada de alimentos. Se no trabalho não for possível levar a sua comida, procure um lugar calmo e que sirva alimentação com base “caseira”.

Telefones celulares sobre a mesa e aparelhos de televisão ligados devem ser evitados. Também é importante evitar comer na mesa de trabalho, comer em pé ou andando ou comer dentro de carros ou de transportes públicos, embora infelizmente, essas práticas possam ser comuns nos dias de hoje. Estas práticas levam as pessoas a comer mais que o necessário e na maioria das vezes alimentos com baixo nível de nutrientes.

Comer em companhia

Sempre que possível, prefira comer em companhia, com familiares, amigos ou colegas de trabalho ou escola. Procure compartilhar também as atividades domésticas que antecedem ou sucedem o consumo das refeições. Refeições compartilhadas feitas no ambiente de casa são momentos preciosos para cultivar e fortalecer laços entre pessoas que se gostam. Para os casais é um momento de encontro e conversas, para crianças e adolescentes é momento de criar bons hábitos alimentares. Entre amigos e colegas de trabalho é um momento de troca de experiências, facilita o entrosamento de grupo e contribui para o desempenho de tarefas do trabalho ou da escola, pois as pessoas acabam se conhecendo melhor.

Fonte: Portal da Saúde -2015