No dia 05 de junho comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente!

Esta data foi estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 15 de dezembro de 1972, durante a Conferência de Estocolmo, que tratou do tema Ambiente. Foi durante esta conferência que foi aprovada também o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

Meio ambiente é um conjunto de unidades ecológicas que funcionam como um sistema natural, e incluem toda a vegetação, animais, microorganismos, solo, rochas, atmosfera e fenômenos naturais que podem ocorrer em seus limites. Meio ambiente também compreende recursos e fenômenos físicos como ar, água e clima, assim como energia, radiação, descarga elétrica, e magnetismo.

A preservação do meio ambiente depende muito da sensibilização dos indivíduos de uma sociedade. A cidadania deve contemplar atividades e noções que contribuem para a prosperidade do meio ambiente. Desta forma, é importante saber instruir os cidadãos de várias idades, através de formação nas escolas e em outros locais.

Preservar o meio ambiente é muito importante para que

A sustentabilidade ambiental e ecológica é a manutenção do meio ambiente do planeta Terra, é manter a qualidade de vida, manter o meio ambiente em harmonia com as pessoas. É cuidar para não poluir a água, separar o lixo, evitar desastres ecológicos, como queimadas, desmatamentos. O próprio conceito de sustentabilidade é para longo prazo, significa cuidar de todo o sistema, para que as gerações futuras possam aproveitar.

É importante que a sustentabilidade do meio ambiente seja cada vez uma prioridade para os políticos no poder, para que a conservação do meio ambiente possa ser alcançada.

Vamos fazer a nossa parte!

São simples atos que se praticados diariamente podemos minimizar muitos danos, como por exemplo:

  • Economizar água
  • Economize energia elétrica
  • Separar o lixo orgânico do lixo reciclável
  • Prefira sacolas sustentáveis as de plástico
  • Utilize menos embalagens plásticas
  • Prefira copos e/ou xícaras de vidro e/ou porcelana do que as de plástico.
  • Não descarte qualquer tipo de lixo em via, rio, mar ou solo

Vejam nas imagens a seguir o que podemos causar com o simples ato de não cuidar corretamente do nosso lixo.